Words of Wisdom:

"hukd on fonix wurkd fur mie!" - Codizzle

Philosophy Essay

  • Date Submitted: 04/12/2010 07:01 AM
  • Flesch-Kincaid Score: 5.5 
  • Words: 1006
  • Essay Grade: no grades
  • Report this Essay
Origem do Conhecimento

O problema da fonte ou origem do conhecimento coloca as seguintes questões:
Qual será a origem do conhecimento? A experiência? A razão humana?
A esta questão dão resposta correntes como o Empirismo, o Racionalismo, o Racionalismo transcendental (ou Apriorismo) e outras posições intermédias. Racionalismo e Empirismo são doutrinas filosóficas que respondem à questão acerca da origem do conhecimento. Se na perspectiva do Empirismo este deriva da experiência, não havendo no nosso espírito dados independentes desta, na perspectiva racionalista, o conhecimento tem a sua origem na razão, tendo esta princípios ou ideias independentes da experiência.

Descartes e o Racionalismo

Descartes é um dos principais vultos do Racionalismo. Este filósofo foi revolucionário no século XVII quando defendeu que, utilizando o método certo, só através da razão, a que ele também chama "luz natural", era possível chegar à verdade. Este método é minuciosamente explicado numa das obras deste racionalista: "O Discurso do Método". Assim, através de regras como o percorrer o caminho para o conhecimento sempre "do mais simples para o mais complexo,..." e o dar prioridade às ideias que, com mais clareza e distinção, se apresentam ao nosso espírito, porque são inatas, já nasceram connosco, a razão humana pode, independentemente da experiência, chegar ao verdadeiro conhecimento.

Hume e o Empirismo

Em oposição ao racionalismo cartesiano está o empirismo de Hume. Este filósofo inglês foi um crítico do designado "racionalismo dogmático" do século XII, dando um especial destaque à experiência, o que veio a influenciar, mais tarde, o racionalismo transcendental de Kant. Assim, Hume vai defender que todo o conhecimento começa com as percepções que temos da experiência sensível. Nesta temos as impressões, que são mais nítidas, e as ideias, que são percepções enfraquecidas. Toda a nossa actividade mental consiste em fazer associações de percepções derivadas da...

Comments

Express your owns thoughts and ideas on this essay by writing a grade and/or critique.

  1. No comments